domingo, 8 de abril de 2012

Cortinas de voal

Por estar remodelando a sala, não podia deixar de fora as cortinas. Após algumas buscas pela net sobre o passo a passo, encontrei umas dicas bem legais, principalmente no blog Coisas da Bruxinha e também aqui.


Medi a parede (2,85m de largura x 2,60m de altura) e fui para a loja. Tinham tecidos lindos para todos os gostos e bolsos. A largura do tecido era de 3m (a cortina então seria feita nesse sentido, era o suficiente para a altura de 2,60m mais 10cm para o ilhós e os 30cm restante ficaria para a barra). Comprei 6m de tecido (2x 2,85 pois o comprimento seria usado para a largura e mais uma sobra para as costuras da lateral). Confuso né...rsrsrs...só um pouquinho. É só pedir ajuda ao vendedor da loja que geralmente eles sabem a quantidade certa. O que me atendeu entendia bem do assunto e me ajudou muito. 

Ilhós: Existem diversas cores, dois tamanhos, modelos quadrado e redondo. Escolhi o quadrado na cor metalizada. Foram 40 unidades para 6m de largura (se usa aproximadamente uma distância de 15cm entre cada peça).
Para o forro eu pedi ilhós também, mas o moço da loja me explicou que não se usa ilhós no forro e sim argola. Hummm.... intindi. Levei argolas para o forro...rsrsrs..

Entretela: Entretela própria para uso em cortina com ilhós, de 10cm de largura.

De posse do material, foi seguir o passo a passo. Aff... complicado manusear o tecido na máquina, é muito tecido. 

No final, para não ter erro, coloquei a cortina no varão (que já havia sido instalado pelo namorido) e fui medir a barra. Optei por não cortar nenhum pedaço, dobrei toda a sobra do tecido e fiz uma barra dupla.

Faltou fazer o forro mas como tenho de dar um gás nos estudos essa parte vai ficar para o mês que vem.

O gasto com a cortina de voal ficou em R$ 165,40:
 - 6m de tecido a R$ 19,90 o metro;
 - 6m de entretela a R$ 1,00 o metro
 - 40 ilhós a R$ 1,00 a unidade.


Que linda!!!






  Detalhe da barra

5 comentários:

  1. Gente......essa mulher tah que tah!! Ficou linda a sua cortina!!! Adorei....as próximas lah em ksa eh vc quem vai fazer....pode ir montando o ateliê.......minha próxima casa será decoração by KultraviOlET....

    Uhuuuuuu!"!"!!!!

    ResponderExcluir
  2. Se prepare para fazer as minhas... Mas pode fazer em sua casa e já levar prontas. Vai ter rango grátis não!

    ResponderExcluir
  3. Não quero fazer fofoca, mas não é que minha cortina da sala é prima da sua! Sim tecido parecidíssimo, cor modelo, tudo. Ah eu que fiz também. bJÔ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm.... já vi que vc tem bom gosto heim... vou passar no seu blog pra dar uma olhadinha. bjnho.

      Excluir